Infraestrutura

INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

A FASPEC encontra-se em um imóvel alugado de 1820 m2 com sede e foro na cidade de Cuiabá, à Avenida Tenente Coronel Duarte, 397,Centro, CEP: 78005-500, município de Cuiabá-MT. As instalações da FASPEC atendem às necessidades institucionais, considerando-se a sua adequação às atividades, a acessibilidade, de forma a manter-se neste patamar há um Plano de Manutenção que teve início de implantação em 2018. Através deste Plano, toda infraestrutura da IES; administrativas, salas de aula, auditório, sala para os docentes, laboratórios, áreas de convivência, biblioteca e outros, passam por verificações periódicas, manutenção preventiva e corretiva, bem como atualização (física e tecnológica) que garantem a possibilidade de aplicação de recursos inovadores e também o atendimento diferenciado.

INFRAESTRUTURA FÍSICA DA FASPEC – CENÁRIO ATUAL

A FASPEC em sua sede, conta com uma ampla estrutura física, contendo: salas de aula, laboratório de informática, espaços para trabalho individualizado, biblioteca, etc. A seguir, apresenta-se a estrutura física da FASPEC, campus, na cidade da Cuiabá no Estado de Mato Grosso.

INFRAESTRUTURA DE APOIO DIRETO

A sede da FASPEC com salas de aula, auditório, laboratório de informática, laboratórios específicos, além de biblioteca e espaço para convívio e alimentação. A infraestrutura da FASPEC, está descrita no sistema e-MEC. A Instituição atende de maneira às necessidades institucionais em relação às instalações administrativas, podendo ser destacados os aspectos a seguir.

QUANTIDADE E DIMENSÃO

As instalações administrativas possuem estrutura que abrangem: diretoria, coordenações, recursos humanos, departamento de pessoal, operações, marketing, TI, monitoramento de CF/TV, recepção, servidor, estúdios de gravação, secretaria, Sala/Auditório e banheiros acessíveis.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

A Diretoria Administrativo Financeira possui um plano de manutenção dos ambientes administrativos, com rotinas diárias de limpeza e conservação dessas instalações.

ILUMINAÇÃO, ACÚSTICA E VENTILAÇÃO

Todos os espaços administrativos e salas da FASPEC são climatizados, possuem excelente acústica, iluminação, ventilação e mobiliário confortável e adequado ao desenvolvimento de atividades administrativas.

SEGURANÇA

No que tange à segurança, todos necessitam de identificação para ter acesso às instalações administrativas. A identificação dos funcionários e professores/tutores EaD dar-se-á por meio do uso de crachá. Além disso, há câmeras e equipamentos de segurança distribuídos pelos ambientes.

ACESSIBILIDADE

A instituição assegura às pessoas com deficiência condições básicas de acesso, mobilidade e utilização de equipamentos e instalações, observando a Norma Brasileira Nº 9.050/2004, da ABNT. Os deficientes físicos têm livre circulação nos espaços, rampas com corrimãos e elevador, portas e banheiros adaptados, vagas reservadas em estacionamento, placas em braile, piso táctil, cadeira elevatória, entre outros. O conjunto formado por dois prédios, sendo um somente térreo e outro com elevador, o que permite acesso pleno para os portadores de deficiência física e sensorial a todos os espaços. Todos os ambientes estão identificados com placas em Braille.

Toda sede possui acesso à rede sem fio, padrão WiFi, em banda larga. Para garantir a segurança das informações, a Faculdade possui uma rede administrativa, responsável por atender a todos os órgãos internos da Instituição, funcionários e professores/tutores EaD.?Há ambientes próprios para Diretoria Geral; Diretoria Administrativo Financeira; Diretoria Acadêmica; e Coordenações de Curso; servidores e suporte de Tecnologia da Informação; Secretaria Geral; Financeiro; Recursos Humanos (RH); lanchonete, além da área para estacionamento de automóveis, que é terceirizada/conveniada.

SALAS DE AULA

As salas de aula da Faculdade atendem de maneira excelente às necessidades institucionais, conforme aspectos colocados a seguir.

QUANTIDADE E DIMENSÃO

A IES conta com salas de aula amplas em relação as vagas/turma, com excelente iluminação, ventilação e conforto para os alunos e professores.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

A Diretoria Administrativo Financeiro possui um plano de manutenção das salas de aula, com rotinas diárias de limpeza e conservação dessas instalações. As cadeiras e mesas eventualmente danificadas serão substituídas regular e tempestivamente.

ILUMINAÇÃO, ACÚSTICA E VENTILAÇÃO

Todas as salas de aula são climatizadas, com excelente acústica, iluminação, ventilação e mobiliário confortável e adequado ao desenvolvimento de atividades acadêmicas. Todas contam com recursos audiovisuais (projetor multimídia fixo e computador com acesso à internet), ramal telefônico e estão equipadas com quadros brancos, telas de projeção retráteis e carteiras estofadas com prancheta frontal, proporcionando o conforto e funcionalidades adequadas aos alunos e docentes. Os ambientes são de fácil acesso aos cadeirantes. Recursos de áudio estão disponíveis de forma permanente em algumas salas de aula.

SEGURANÇA

No que tange à segurança, todos necessitam ser identificados na portaria de acesso a sede da instituição. A identificação dos funcionários e professores dá-se por meio do uso de crachá.?Além disso, há equipamentos e câmeras de segurança distribuídos pela sede.

ACESSIBILIDADE

A instituição assegura aos alunos com deficiência, condições de acesso, mobilidade e utilização de equipamentos e instalações, observando a Norma Brasileira Nº 9.050/2004, da ABNT. Os alunos com deficiência física têm livre circulação às salas de aula por meio de rampas com corrimãos, elevador, portas adaptadas, placas em Braille, piso táctil, cadeira elevatória, entre outros.?A Acessibilidade da instituição, concebida em consonância com os princípios da educação inclusiva, desenvolve ações que assegurem não somente o acesso físico, mas também a permanência e a participação do discente com necessidades especiais no ambiente educacional.?Todas as salas contemplam pelo menos um espaço dedicado ao aluno cadeirante.?Aos alunos com deficiência visual, a instituição se compromete a disponibilizar: máquina scanner leitora de livros e textos na biblioteca, e nos laboratórios de informática contamos com software e fones de ouvido.

Aos alunos com deficiência auditiva, proporcionará intérpretes de Libras.?A FASPEC estará preparada para lidar com outros tipos de deficiência e transtornos cognitivos, inclusive os do espectro autista, de forma a incluir esses alunos nos processos de ensino e aprendizagem.

AUDITÓRIO / SALA MULTIUSO

A Faculdade possui uma sala ampla onde funciona auditório/sala multiuso, confortável e com boa acústica, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais.

SALA(S) DE DOCENTES/TUTORES EAD

A FASPEC dispõe de espaços destinados especificamente aos docentes e tutores EaD, que corresponde à sala de professores e tutores EaD.?Há colaboradores técnico-administrativos para apoiar aos professores e tutores EaD em suas tarefas, tais como: recepção e comunicação com os alunos; reprodução e impressão de materiais diversos; reservas de salas e laboratórios para aulas e reuniões acadêmicas; entre outros.

ESPAÇOS PARA ATENDIMENTO AOS ALUNOS

Na FASPEC, os espaços existentes para atendimento aos alunos incluem: Recepção, Coordenações, Secretaria Acadêmica, Financeiro, Apoio Psicopedagógico, Cantina, Área de Convivência, atendem de maneira excelente às necessidades dos alunos.

INFRAESTRUTURA PARA CPA

Na FASPEC existe uma sala de trabalho exclusiva para a CPA. Ela está equipada com 2 computadores com acesso à internet e mobiliário adequado.?A referida sala proporciona privacidade e conforto para o desenvolvimento das atividades acadêmicas relacionadas à CPA e suas respectivas reuniões.

GABINETES/ESTAÇÕES DE TRABALHO PARA PROFESSORES TEMPO INTEGRAL – TI

Os docentes contratados em regime de trabalho de tempo integral desenvolverão atividades extraclasse na instituição, tais como: coordenação de cursos de graduação, pós-graduação, participação como membros do Núcleo Docente Estruturante e outras comissões assessoras, supervisão de estágio curricular supervisionado, supervisão e orientação de monografia, preparação de cursos e material didático, organização de eventos acadêmicos e desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

A FASPEC, portanto, possui um espaço específico para os professores que trabalham em tempo integral, com estações individuais de trabalho que atendem de maneira excelente às necessidades desses docentes.

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

Na FASPEC, há sanitários distribuídos pelo prédio principal e três andares do prédio anexo, inclusive para portadores de necessidades especiais. Ao todo, a instituição dispõe de 18 (dezoito) sanitários, havendo um por andar para portadores de necessidades especiais.

BIBLIOTECA: INFRAESTRUTURA FÍSICA

A Biblioteca da FASPEC, localizada no prédio anexo, possui um bom acervo que atende às áreas de seus cursos de graduação e pós-graduação. O acervo geral é formado por livros, dicionários, periódicos e multimeios (CDs e DVDs), com o objetivo de atender professores, tutores EaD e alunos. Além disso, a biblioteca oferecerá aos alunos uma ampla base de dados digital com acesso ao conteúdo completo de artigos em diversas áreas de conhecimento.

A Biblioteca dispõe de sistema informatizado, e conta com o recurso para que tanto os docentes/tutores quanto os discentes tenham acesso remoto ao acervo completo; por meio da internet, é possível fazer consultas sobre os materiais disponíveis para consulta local e para empréstimo, solicitar reservas de publicações do acervo e efetuar renovações de empréstimos.

Dessa forma, portanto, a infraestrutura física da biblioteca atende de maneira excelente as necessidades institucionais, conforme descrito a seguir.

ESPAÇO FÍSICO – DIMENSÃO

A biblioteca é dotada de espaços físicos adequados, limpos, iluminados, ventilados e bem conservados. A gerência de operações possui um plano de manutenção das bibliotecas, com rotinas diárias de limpeza e conservação dessas instalações.

ESPAÇO FÍSICO – SEGURANÇA

No que tange à segurança, todos necessitam de identificação para entrar na instituição, inclusive a biblioteca, além de haver câmeras e equipamentos de segurança disponíveis em todos os espaços. Possui armários escaninhos com posições para guarda de materiais e um funcionário responsável pelo controle dos volumes.

ESPAÇO FÍSICO – ACESSIBILIDADE E CONDIÇÕES PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A biblioteca oferece condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os portadores de deficiência física têm livre circulação às bibliotecas.

A biblioteca também permite que, quando for o caso, alunos portadores de necessidades especiais tenham atendimento educacional especializado por meio de computadores, equipamentos e materiais bibliográficos adaptados as suas limitações.

INSTALAÇÕES PARA O ACERVO FÍSICO

A área reservada para o acervo possui estantes, ambiente para leitura de jornais e revistas, mesas e cadeiras.

O acesso ao acervo físico é livre, ou seja, o próprio usuário realiza a pesquisa, utilizando os terminais de consulta ou a busca direta. Para isso, poderá contar com o apoio do corpo técnico-administrativo, composto por uma bibliotecária, graduada em Biblioteconomia, auxiliares e estagiários. Uma das vantagens desse tipo de acesso é o aumento da possibilidade de pesquisa pela comunidade acadêmica, não só aprimorando seus conhecimentos, como dominando mais o acervo.

O acervo da FASPEC é atualizado periodicamente, quando das revisões e atualizações dos PPCs, como explicitado no tópico específico deste PDI.

AMBIENTES DE ESTUDOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO

A biblioteca da IES dispõe de salas de estudo individuais e salas de estudo em grupo.

PLANO DE EXPANSÃO FÍSICA

Como explicitado no capítulo específico a FASPEC avalia semestralmente a necessidade de ampliação do acervo da biblioteca e seu espaço físico, observando os critérios de qualidade do SINAES, de forma a atender à demanda de implantação dos novos cursos. Atualmente, o espaço físico da biblioteca atende de maneira excelente as necessidades institucionais.

BIBLIOTECA: SERVIÇOS E INFORMATIZAÇÃO

A biblioteca da FASPEC oferece serviços que incluem:

– Empréstimo domiciliar;
– Reservas on-line;
– Renovação de empréstimo de obras presencial e on-line;
– Orientação bibliográfica;
– Apoio para uso da normalização bibliográfica – ABNT;
– Orientação para levantamento bibliográfico;
– Apoio para utilização da Base de Dados de Periódicos Internacionais Multidisciplinar (EBSCO).

Dessa forma, podemos afirmar que os serviços da biblioteca da FASPEC atendem de maneira excelente às necessidades institucionais.

RELATÓRIOS DE GESTÃO

O sistema gerencial usado na biblioteca permite a emissão de todos os relatórios relacionados ao acervo: empréstimos, quantidade de livros, entre outros.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento da IES.