NAPA- Núcleo de Apoio Discente e Acessibilidade

NAPA- Núcleo de Apoio Discente e Acessibilidade 

 

O NAPA da FASPEC (Faculdade de Ensino Superior Pelegrino Cipriano), foi criado em 2019 para implementação da Educação Inclusiva e Acessibilidade e está subordinado à Reitoria Acadêmica.  

 

Objetivo do NAPA? 

 

  • - Prestar atendimento personalizado aos alunos que apresentam dificuldades que possam desestabilizá-los no ambiente acadêmico, conduzindo-o de forma adequada no processo aprendizagem.  

  • - Propicia, por meio da redução de barreiras que obstaculizam o acesso no ambiente acadêmico, o acesso do aluno no portal, seu acompanhamento para uma melhor aprendizagem e atendimento as suas necessidades.  

  • - Funciona, com uma instância para orientação e atendimento direto aos discentes, gestores, docentes, técnicos e demais que componham a comunidade acadêmica, visando à aprendizagem e uma formação de qualidade para todos. 

  • - Promove a integração acadêmica, considerando os relacionamentos intra e interpessoais, disciplinados por normas regulamentadoras específicas e próprias da Instituição.

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Acolhimento ao Aluno: 

 

O estudante ao demostrar interesse no NAPA da FASPEC, recebe acolhimento e orientaçãovia Central de Relacionamento do Aluno- CRA,que acompanha os processos seletivos em todos os níveis acadêmicos por meio de recursos e serviços de inclusão, realizando: 

 

  • - A promoção e prevenção da saúde mental por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas em âmbito de curso, na tentativa de conscientizar o acadêmico, sobre as estratégias pessoais na resolução de possíveis obstáculos na sua vida acadêmica.  

  • - Compromisso de apoio ao aluno em seus processos de aprendizagem, assim como atender as demandas psicopedagógicas.  

  • - Pressuposição que a verbalização das angústias e dificuldades proferidas pelo aluno sobre sua vida acadêmica exigem da gestão do curso uma atitude proativa, excepcionalmente, na identificação de possíveis problemas objetivos e subjetivos que interfiram na sua estrutura acadêmica.  

  • - Um espaço facilitador no processo da educação de formação dos sujeitos como: minimizar as situações de crises presentes no processo de ensino aprendizagem; formar profissionais discentes emocionalmente mais equilibrados; competentes e também, éticos. Oferecendo assim, serviços mais comprometidos com a qualidade e com a sustentabilidade e valorização da formação promovida pela FASPEC.  

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Atendimento ao Aluno:  

 

Demandas dos alunos:  

 

  • - Com dificuldades em lidar com a ansiedade perante as avaliações e apresentações; 

  • - Com dificuldades de aprendizagem e/ou suspeita de TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) para acompanhar as aulas remotas; 

  • - Com suspeita de depressão; 

  • - Com atestado por motivos maternidade e que necessitam de atendimento pedagógico; 

  • - Com dificuldades psicopedagógicas e financeiras devido alguma eventualidade; 

  • - Com dificuldades no uso da tecnologia;  

  • - Com ansiedade e problemas de adaptação ao meio a partir do distanciamento social; 

  • - Com dificuldades emocionais por perda de familiares e amigos na COVID 19. 

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Recursos de Educação Inclusiva e Acessibilidade  

 

Segundo a Lei da Acessibilidade- 10098 de 19/12/2000 e alterações para melhor didática: 

 
O presente programa visa tornar as ações do NAPA, compatíveis com os referenciais de acessibilidade adotados na educação superior, bem como sistematizar os aspectos que viabilizem a aprendizagem de Pessoas com Deficiência- PCD, como: 
 
A) Acessibilidade atitudinal: remoção das barreiras de preconceitos em relação ao outro como a criação do NAPA. 
 
B) Acessibilidade Arquitetônica:eliminação de barreiras ambientais e físicas como: rampas de acesso, banheiros adaptados, piso tátil, estacionamento privativo com indicadores de Braile... 
 
C) Acessibilidade Metodológica: relacionado à atuação docente em sala de aula com promoção de processos de diversificação curricular, flexibilidade e utilização de recursos facilitadores; 
 
D) Acessibilidade nas Comunicações: Remoção de barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual. Presença de intérprete na sala em consonância com a Lei de Libras e com o Decreto de Acessibilidade. 
 
E) Acessibilidade Digital: eliminação de barreiras de comunicação digital, equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos para formato acessível. 
 
Caso seja verificado a dificuldade do discente em aprender e acompanhar o grupo, oferece-se recursos adequados, restruturação curricular e metodologias diferenciadas, assim como em última alternativa, outra opção de curso como demonstração a concretização da inclusão.  

 

Metodologia  

 

A) Público-alvo: 

 
O processo ensino aprendizagem demanda o envolvimento interpessoal, professor-aluno, bem como muitos outros funcionários dentro do âmbito acadêmico. Embora tenha o público-alvo como discente, o envolvimento de demais atores do processo da educação superior se faz necessária, tanto na esfera administrativa, quanto à esfera diretorial, e todos aqueles que estão diretas ou indiretamente integrados à vivência do estudante da instituição.  
 
B) Desenvolvimento Estratégico: 
 
Garantir, com brevidade, a continuidade dos acompanhamentos, bem como absorver novas demandas, surgidas a partir das muitas transformações, foi preciso a adaptação aos atendimentos de forma remota. Como: divulgação do serviço oferecido aos estudantes por meio de canais como portal acadêmico via site institucional, avisos e cartazes em meio frequentado pelos acadêmicos em espaços de convivência.  
 
Atividades buscando compreender as demandas específicas por meio de entrevistas individuais com o corpo docente e coordenação de cursos, a fim de direcionar as ações no âmbito dos cursos.  
 
O espaço destinado ao setor de atendimento no NAPA, receberá os alunos encaminhados por diversos cursos para atendimento inicial e para respectivos encaminhamentos, a partir dificuldades de aprendizagem, acessibilidade, dificuldades de adaptação, no sentido de desenvolver um trabalho integrado e completo.  
 
C) A implementação exige:  

 

Ordem Técnica: disponibilidade e familiaridade com as ferramentas necessárias, bem como adaptação para montagem de um setting adequado; 
Ordem Teórica: o que é imprescindível para relação transferencial e as especificações diferenciais existentes entre presencial e virtual; 
Ordem Ética: garantir o sigilo e empenho em alcançar os estudos em condições desconfortáveis.  

 

Resultados Esperados: 

 

  • Melhor integração entre corpo docente e discente; 
     

  • Efetividade do processo ensino- aprendizagem; 

  • Ampliação da autoestima e autoconhecimento do corpo discente com consequente ampliação da capacidade de atuação docente; 

  • Melhor qualificação para dificuldades de aprendizagem que abranjam grupos de alunos; 

  • Diagnóstico terapêuticos e acessibilidade, demandados pelo aluno PCD.  

 

 

 

 

Agendamento 

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